9 dicas para manter a sua Sanidade Mental

PorJorge Marieiro

9 dicas para manter a sua Sanidade Mental

Mantenha-se saudável com as nossas dicas

Estar em casa neste período de confinamento poderá elevar (em demasia) os seus níveis de ansiedade, através das incertezas e do medo. É normal mas vamos lhe deixar 9 dicas para combater esses efeitos.

Dica nº 1 – Cumpra as rotinas

Deve manter os horários que tinha, antes do confinamento. Levantar-se, tomar banho, vestir-se, tomar o pequeno-almoço, etc.

Dica nº 2 – Defina quanto tempo dedica às notícias

Estar com a televisão ligada a ouvir durante 7 ou 8 horas sobre os números da pandemia, o nº de pessoas infectadas ou a mortalidade, não é bom para si. Se realmente tem interesse nesta matéria, dedique 10 a 15 minutos do seu dia para ficar dos acontecimentos. Lembre-se que a televisão e a internet apenas vão repetir, vezes sem conta, aquilo que já sabe.

Dica nº3 – Mantenha o contacto com Família, Amigos e Clientes

É muito importante, nesta altura, manter os laços que o ligam a outras pessoas. Seja qual for o quadrante, use e abuse das novas tecnologias para dar um Olá e saber se está tudo bem. Se calhar, alguém precisa de uma ajuda para receber os alimentos ou medicamentos a casa.

Dica nº 4 – Não tenha Medo!

Não ter medo. Se cumprir todas as medidas de segurança e não facilitar, nada lhe acontecerá. O contágio é apenas pelas vias respiratórias, portanto, estar ao lado de pessoas não será sinal que vai ficar infectado desde que tenha cumprido todas as regras.

Dica nº 5 – Faça a sua parte

Todos os dias vemos nas Redes Sociais fotografias de espaços publicos com algumas pessoas, que aos olhos de uns cidadãos, está tudo bem enquanto que aos olhos de outros, salta a indignação e comentários desrespeitosos.

Concordarmos que há muitos sítios onde as regras não são cumpridas mas noutros, tal como parques grandes com uma dúzia de pessoas, que passeiam em família ou com os seus animais de estimação, não nos parece que haja algo de errado. Faça a sua parte. Proteja a sua família.

Dica nº 6 – Evite aglomerados nos correios, supermercados ou padarias

Nestes sítios temos visto, a algumas horas do dia, concentração de pessoas, muitas delas sem máscara, sem luvas e a conversaram a poucos centímetros uns dos outros.

Use os equipamentos de proteção individual a vá a horas de menor aglomeração.

Dica nº 7 – Brinque com os seus filhos

Num período sem infantário ou com aulas por tele-escola (a partir de 20/4), dedique o tempo que habitualmente não tem disponível para eles. Puxe pela criatividade do seu filho. Incentive-o a desenhar, pintar ou contar uma historia.

Brinque à apanhada ou às escondidas com eles. Faça jogos de tabuleiro ou online. Peça também para a ajudarem na cozinha, explicando-lhes a importância de cada alimento.

Dica nº 8 – Caminhe ou Treine

Faça pequenos passeios ou treine nas redondezas da sua casa, sozinho ou a pares. Mantenha o distanciamento social e leve uma máscara de reserva para algum imprevisto.

Dica nº 9 – Ponha a leitura em dia

É uma excelente oportunidade para ler aquele livro e comprou e nunca iniciou ou reler aquele que iniciou e não terminou. Aproveite a leitura para conhecer rever a ortografias e conhecer novas palavras.

São estas as dicas que queríamos partilhar consigo e reforçamos a nossa disponibilidade para apoiar a população em geral. Use os nossos contactos e fale connosco. Há solução para quase tudo.

Sobre o autor

Jorge Marieiro administrator

Director-Geral | Pensador do Negócio | Comunicador | Entusiasta das Novas Tecnologias | Pai | Desportista

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

×
%d bloggers like this: