7 conselhos para evitar o tombamento de camiões

PorJorge Marieiro

7 conselhos para evitar o tombamento de camiões

Deixamos-lhe 7 conselhos a ter em conta para evitar o tombamento do seu camião

1 Atenção para a velocidade máxima da via

Conduzir um veículo pesado a alta velocidade é uma imprudência sem precedentes e um dos maiores motivos de tombamentos. O ideal será circular 10 km/h abaixo do limite indicado para a via. Essa margem de segurança é importante para estabilizar o veículo e não mudar o centro da força G. Pratique uma condução defensiva.

2 Evite o excesso de carga

Quando o camião está na estrada com o limite de carga acima do permitido, não corre apenas o risco da multa, mas o tombamento também. Numa curva então, o veículo tem muito mais chances de perder o equilíbrio – ou deslocar a força G. Nunca é demais lembrar que carga em excesso também exige muito do motor, obrigando o motorista a acelerar mais o veículo para suportar o peso.

3 Cargas vivas merecem cuidado especial

Camiões que carregam animais tendem a tombar se o limite de lotação for ultrapassado. É importante deixar espaço mais do que o suficiente para o transporte pois cada movimento do animal (especialmente os de grande porte) pode desestabilizar o veículo.

4 Atenção às cargas líquidas

Neste caso, respeitar o nível máximo indicado para o tanque é crucial, pois caso a carga ocupe menos de 80% do espaço do tanque, o fluído tende deslocar-se mais e, consequentemente, as chances de desestabilizar o camião são maiores.

5 Atenção ao “efeito chicote”

Conhecida como “efeito chicote”, é ocasionada pela trepidação no último reboque de um bitrem ou rodotrem. Fique atento, porque essas trepidações são um indício de que o veículo pode estar em risco de tombar.

6 Cuidados redobrados com piso molhado

Chuvas também aumentam os riscos de tombamento, por causa das derrapagens causadas pela água no asfalto ou a lama em excesso nas estradas de chão. Deve conduzir mais devagar e é importante verificar o estado dos pneus antes de seguir viagem. Pneus carecas provocam instabilidade do veículo em qualquer piso.

7 Evite distrações

Sabemos que o uso do telemóvel é responsável por uma parte muito significativa dos acidentes. Por isso, não o use enquanto conduz. Se tem uma chamada importante e não tem qualquer sistema “mãos livres”, encoste num local seguro e faça o seu contacto em segurança.

Produto
Pedido de Simulação

Sobre o autor

Jorge Marieiro administrator

Director-Geral | Pai | Pensador do Negócio | Comunicador | Entusiasta das Novas Tecnologias | Pai | Desportista

%d bloggers like this: